MELHORIA DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL DE PROCESSOS

Todo negócio está sujeito à volatilidade dos mercados e, eventualmente, precisa revisar processos e sistemas para realinhar sua estrutura e seus custos de forma a aumentar sua produtividade.

Projetos de transformação para criar estas capacidades tratam de entender a estratégia do negócio, os elementos chave de seu funcionamento e os fatores influenciadores, para formular e construir soluções capazes de aperfeiçoar a execução dos processos envolvidos.

Nesta área, estamos capacitados a conduzir projetos incluindo:

  • Diagnóstico (“AS IS”): entendimento das necessidades do negócio, de suas capacidades e restrições, análise e descoberta dos “gaps” para se atingir os objetivos estratégicos. Uma maior profundidade do diagnóstico é recomendável quando um cliente não consegue definir o grau de transformação necessário ou, no extremo oposto,  já reconhece que suas expectativas de melhoria de performance requerem um nível profundo de desenho ou redesenho;

  • Definição do Novo Modelo (“TO BE”) & Roadmap: desenho da solução que entregará o novo workflow e as novas capacidades necessárias a uma maior eficiência dos processos em discussão, priorizando-se as ações de transformação mais importantes em termos de retorno do investimento;

  • Seleção de Ferramentas / Avaliação de Provedores / Recomendações: Eventualmente, o redesenho dos processos poderá propor a introdução de novas ferramentas de produtividade o que irá exigir a identificação, avaliação e seleção das ferramentas, pacotes e/ou sistemas candidatos mais adequadas às necessidades específicas do cliente;

  • Definição e Implementação da Governança: desenho de uma estrutura de gestão do novo modelo (processos, responsabilidade, papéis, etc.) para manter o alinhamento e a melhoria contínua de indicadores dos processos desenhados;

  • Definição do Framework de Performance Management criação de um sistema de medição e gestão do processo redesenhado baseado em painéis, indicadores de performance (KPIs) para orientar, alinhar e avaliar a performance das áreas envolvidas no(s) processo(s);

  • Gerenciamento e Execução da Implementação: condução dos projetos de (re)desenho, transformação e implementação dos novos componentes, incluindo a gerência técnica do projeto, a gestão da mudança e a gestão de riscos. Lembrando que a execução desse tipo de projeto poderá combinar elementos dos demais serviços ANKYLA, especialmente aqueles relacionados à integração entre os processos das áreas de negócio e a TI.